Usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boa União participaram do “Bailinho de Carnaval”, organizado pela equipe responsável pelas atividades na unidade. A edição do CRAS Folia acontece anualmente em todas as unidades do município e mobiliza a própria comunidade, que compõe os grupos do Serviço de Convivência, a se envolver na elaboração da decoração e das máscaras da festa, promovendo momentos de recreação e socialização entre crianças, jovens e adultos.
“Gosto muito das festas aqui do CRAS Boa União porque a gente se distrai, sai de casa e encontra as amigas e amigos. Desde a fundação desse centro, eu venho para as atividades e festas”, conta Maria do São Pedro, que também se considera uma foliã ativa. “Quando eu era mais nova, sempre ia para as micaretas do Centro de cidade. Hoje, aproveito as festas do CRAS porque me lembram os períodos de diversão que vivi.”
A mesma alegria foi compartilhada por Valdete da Paixão, que veio da zona rural para participar do festejo carnavalesco no distrito de Boa União. “Vim cedo para o CRAS, a convite de uma amiga, e vejo esse momento como algo que fortalece a convivência em grupo. Aqui conhecemos mais pessoas, aprendemos coisas novas. Nunca fui muito de curtir o Carnaval, mas, às vezes, brincava. Hoje, relembrei esses momentos do passado junto com essas novas amigas que fiz”, relata.
Carnaval sem marchinha e diversão não é Carnaval
Segundo a assistente social do CRAS Boa União, Luciana Monteiro, a festa tem o propósito de resgatar os antigos carnavais e, ao mesmo tempo, mobilizar os moradores de Boa União e regiões próximas para a importância de socializar. “Em festas como essa, reunimos todos os públicos atendidos pelos grupos que compõem o Serviço de Convivência — crianças, mulheres, idosas, adolescentes e homens. Nessas ações especiais, conseguimos estimulá-los a refletir sobre o valor do divertimento coletivo, sempre com cuidado e respeito ao próximo. Assim, fortalecemos os vínculos entre eles e consigo mesmos”, explica.
Para Arlene Ferreira da Paz Melo, coordenadora do CRAS da região, o Carnaval, por ser parte essencial da cultura brasileira e, especialmente, da Bahia, se tornou uma celebração obrigatória para quem é atendido nas unidades. “Além da festividade, esse momento nos permite dialogar com a população, reforçando que os serviços do CRAS estão disponíveis para todos. Em Boa União, estamos de portas abertas para quem precisar de auxílio, oferecendo atividades educativas e confraternizações voltadas para o desenvolvimento pessoal de cada usuário”, conclui.
Programação de CRAS Folia 2025
25/02/2024- CRAS Boa União – 09h
25/02/2024- CRAS Praça do CEU – 09h
25/02/2024- CRAS Riacho da Guia – 13h30
26/02/2024- CRAS Mangalô – 8:30h/13h30
27/02/2024- CRAS Nova Brasília – 13h30