Gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas (Saae) participaram, nessa segunda-feira, 24, da 1ª Reunião de Implantação do Planejamento Estratégico com enfoque no Balanced Scorecard (BSC). O projeto é liderado pela Secretaria Municipal de Eficiência e Ações Governamentais (Seag) e conta com a parceria da diretoria do Saae.
Entre outros benefícios, o modelo BSC integra e equilibra os principais indicadores de desempenho de uma instituição, define medidas e metas alinhadas com a missão e visão da cidade e permite a alocação de recursos de forma mais eficiente nas políticas públicas.
Criado para a iniciativa privada, o Balanced Scorecard foi adaptado ao longo dos anos para a gestão pública, com o objetivo de atender às seguintes perspectivas: gasto público, capacitação de mão de obra, melhoria nos processos internos, relações governamentais e com a sociedade.
A partir de um diagnóstico do Saae, o objetivo é usar a metodologia para fazer a avaliação e alinhamento dos objetivos estratégicos, de acordo com as metas no plano de governo, que foram definidas após escutas da população.
“Hoje damos início a uma etapa imortante para transformar o Saae em uma das melhores autarquias de água e esgoto da Bahia. Isso é o que almejamos e temos tudo para conseguir, pois a equipe é altamente qualificada e está sob a direção de um especialista na área”, afirma Ricardo Sales.
“Esse trabalho de planejamento é importantíssimo para que a gente consiga vislumbrar o que precisa implementar a curto, médio e longo prazo. O apoio da Seag une a experiência técnica em planejamento ao conhecimento técnico dos colaboradores do Saae, sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário. Isso é fundamental para o avanço da gestão”, diz o diretor do Saae, Renavan Sobrinho.