O projeto ‘Coleta do Bem’ realizou mais uma entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a trabalhadores autônomos em Estância, que irão atuar no encerramento do Verão Sergipe 2025, que acontece na Praia do Abaís entre os próximos dias 1º e 3 de março. A ação é desenvolvida pelo Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Assistência e Inclusão Social (Seasic) e do Emprego, Trabalho e Empreendedorismo (Seteem).
A iniciativa executada pela Gerência de Resíduos Sólidos da Semac visa facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do Estado. Ela se dá a partir da instalação de pontos de descarte, coleta do material e fortalecimento da educação ambiental.
Para o coordenador de Resíduos Sólidos da Semac, Marcos Theodoro, a entrega de EPIs é uma ação importante do Governo do Estado que busca valorizar os profissionais da coleta seletiva. “Estamos trazendo esses equipamentos porque reconhecemos o trabalho importante em prol do meio ambiente. Nesse momento, os protagonistas do evento são estes profissionais, e nós estamos juntos”, disse.
Com entusiasmo a catadora, Maria José, afirmou que os EPIs são bons e auxiliam com o melhor rendimento durante o trabalho. “Esses equipamentos significam muito porque a gente está trabalhando com segurança. Aqui temos luva, boné, calça e higiene pessoal”, afirma.
A servidora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Estância, Erica Mas, agradeceu por mais um ano de parceria entre a gestão estadual e municipal. “Nossa cidade fica muito agradecida por esse apoio do Governo do Estado em olhar por nossos colaboradores”, conclui.
Os catadores receberam kits contendo camisa UV manga longa, boné árabe, botas de couro com solado de borracha, protetor solar FPS com 120g, protetor auricular, luvas de malha PU, bolsas ecobag, shampoo, condicionador, desodorante, sabonete, escova de dente, creme dental e absorvente.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.