Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Camaçari (Sindsec) foram recebidos, nesta quarta-feira (26), pela gestão municipal. No encontro, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), o grupo apresentou as demandas da categoria ao prefeito Luiz Caetano.
Entre as principais pautas, o Sindsec destacou a revisão salarial e do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), na perspectiva de reduzir danos causados pela falta de recomposições inflacionárias a longo prazo. Conforme o presidente do Sindsec, Edmilson das Dores, esse primeiro encontro trouxe um sinal positivo.
“Nossa maior luta é a revisão salarial. Estamos tentando iniciar um processo de reconstrução da carreira do serviço público. Essa primeira mesa, com a presença do prefeito, com as discussões que apresentamos, já é o começo de uma grande vitória. A gente viveu oito anos de um governo desastroso. Desse tempo todo, só tivemos duas mesas com o prefeito anterior, em oito anos de gestão, isso é vergonhoso. Então, estamos felizes com essa abertura hoje. O atual governo é um governo com histórico de ser muito aberto a dialogar e buscar soluções. A gente sabe e entende as dificuldades iniciais, mas saímos com um olhar de esperança”, afirma Edmilson.
Durante a reunião, o chefe do Executivo ouviu atentamente cada pleito e sinalizou a relevância do encontro. Caetano também pontuou que as demandas apresentadas pelo sindicato serão estudadas junto à Segov, para que tudo que for viável seja aplicado futuramente.
O prefeito ainda destacou a organização e criação do calendário de pagamento do servidor, que deverá ser executado no último dia útil de cada mês, ou até antes, sempre que for possível, além dos ajustes de alguns benefícios, como a Cesta de Páscoa e de Natal.
Durante as tratativas, o Sindsec também solicitou a criação de uma comissão para discutir a saúde do trabalhador. “O trabalhador está doente por diversos motivos. Por condições de trabalho, por assédio moral no município, pela própria falta de revisão salarial. Então, a criação de uma comissão de saúde, que deverá começar a fazer estudos com relação a isso, é extremamente necessária. Quem não está com saúde não consegue levar saúde nem atendimento bom para ninguém”, frisou o presidente do sindicato.
Após a exposição das partes, ficou acordada a criação de uma comissão para desenvolvimento, análise e tratativa de cada pauta sinalizada pela categoria.
Estiveram presentes no encontro os titulares das Secretarias de Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes; de Educação (Seduc), Márcio Neves; e de Governo, Ednalva Santana, bem como o vereador Tagner Cerqueira. Por parte do sindicato, além do presidente Edmilson das Dores, participaram também a vice-presidente, Luciene Ferreira; o diretor-geral, Elisson Rodrigues; a primeira-secretária, Gleide Mendes; e o tesoureiro, Leandro Cal.