CIDADES Alagoinhas - BA
Segundo dia da Jornada Pedagógica traz oficinas e encontros focados no cotidiano das escolas
Durante toda esta quinta-feira, 27, acontece o segundo dia da Jornada Pedagógica, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc),...
27/02/2025 17h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Durante toda esta quinta-feira, 27, acontece o segundo dia da Jornada Pedagógica, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), reunindo servidores ligados a todos os setores educacionais da cidade de Alagoinhas, com foco na formação técnica e educacional dos profissionais.

Ao acompanhar de perto a programação, a secretária da Seduc, Rita de Cássia Bastos de Carvalho, reiterou o papel de cada profissional na composição de um trabalho unificado com as diretrizes municipais do setor educacional, em prol dos estudantes. “Estamos começando nessa nova gestão, trazendo um olhar de responsabilidade e compromisso para com os nossos estudantes. E isso vale para todos nós, todos os cargos, de quem cuida da portaria até a secretária de educação. Temos que ter esse comprometimento e queremos que Alagoinhas seja reconhecida não só como a cidade da melhor água do mundo, mas também como a cidade que tem uma educação de qualidade”, frisa a secretária.

No auditório do Absolar, a palestra de formação de motoristas atraiu todos os servidores da área, com o propósito de uma discussão voltada ao cotidiano do trabalho e às questões da legislação que rege a categoria.

Segundo a controladora-geral do município, Manara Damião, a perspectiva mais abrangente da Jornada Pedagógica acaba por facilitar o contato entre os servidores, informando-os sobre questões técnicas e também no escopo jurídico. “Participamos da formação de motoristas na perspectiva da gestão pública, para que esses servidores entendam qual o papel deles na administração pública, principalmente na questão do transporte escolar com segurança, uma área importante porque lida com crianças e adolescentes diariamente”, pontua.

Para o diretor técnico de auditoria do município, André Lisboa, que, na ocasião, trouxe uma conversa sobre o cotidiano dos motoristas do transporte escolar, o encontro teve uma importância direta, pois abordou justamente o dia a dia de trabalho desses profissionais. “Tivemos como foco principal os cuidados que os motoristas precisam ter com as vidas das crianças, adolescentes e jovens que transportamos. Trouxe apontamentos sobre a necessidade de estarmos em dia com as nossas obrigações perante a legislação de trânsito, sobre o cuidado com os demais usuários do trânsito e o respeito às regras estabelecidas. Estamos, a partir desse momento, criando um planejamento de atuação perene, não somente com palestras e orientações, mas também com verificação e criação de procedimentos específicos, através da auditoria e da controladoria interna do município, da Controladoria Geral”, conta.

Trabalhando há oito anos como motorista, Davi José Viana Santana enalteceu a Jornada Pedagógica, enfatizando a satisfação de fazer parte da programação do evento. “Nos sentimos valorizados, enquanto motoristas da Seduc, por estarmos dentro do processo de trabalho e sermos reconhecidos por isso. O encontro nos proporcionou uma visão de horizonte diferente, por seus aspectos apresentados. As informações certamente agregarão em nosso dia a dia”.

Conexões

Também dentro da programação da Jornada Pedagógica, na Escola Municipal Irene Andrades de Assis, aconteceram dois encontros com professores de Alagoinhas, sendo um grupo da própria unidade escolar e outro composto por professores do Colégio Municipal Miguel Santos Fontes, de Boa União, que está em reforma.

A secretária Rita Bastos passou para cumprimentar as equipes, felicitando-as pela participação no evento. “Estamos aqui por todos os nossos alunos. Se aparecer um estudante neurodivergente, temos que recebê-lo da melhor forma, com a estrutura que temos ao nosso dispor. É com esse sentimento que nós estamos aqui hoje, dizendo a vocês que nosso objetivo é melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca Rita.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Irene Andrades de Assis, Clyvia Valverde Jatobá, a primeira reunião de planejamento da unidade discutiu o cotidiano em sala de aula, além do acolhimento dos professores para o início do ano letivo. “Depois dessa acolhida, começamos os trabalhos avaliando o nosso próprio desempenho. Em relação à educação inclusiva, penso que sempre deve haver essa retomada, pois há o que é lei, que precisamos cumprir, e há a nossa realidade atual, que devemos observar para entender melhor o que podemos oferecer a esses alunos e aos pais que os trazem para a nossa escola”, reitera Clyvia.

Ao abordar o tema “Adaptação curricular e estratégias de ensino para uma educação inclusiva”, a professora e palestrante da Associação Pestalozzi de Alagoinhas, Leise Catiussia Nonato, compartilhou relatos pessoais sobre sua condição de baixa visão e destacou mecanismos de trabalho em sala de aula e no contato com os alunos e seus responsáveis. “Precisamos cumprir o nosso papel de educar com acolhimento e nos valorizarmos enquanto profissionais que fazem o que está ao nosso alcance. Temos que manter uma relação direta com os pais desses estudantes, sem isentá-los das responsabilidades para com a saúde de seus filhos. Precisamos documentar todo o processo pedagógico do aluno, relacionando essa documentação também com os laudos médicos especializados, que deverão ser apresentados à escola pelos pais no decorrer do ano letivo”, explica Leise Catiussia Nonato.

Capacitação de cozinheiras

Na tarde da última quarta-feira, 26, aconteceu a capacitação para as cozinheiras escolares da Rede Municipal de Ensino. Abordando a importância da higiene dos alimentos, do ambiente, dos equipamentos e utensílios, a ação destacou também o direito do aluno à alimentação escolar, inclusive trazendo apontamentos sobre as necessidades alimentares especiais de estudantes diabéticos, intolerantes, alérgicos e com outras condições.

As aulas foram ministradas pelas nutricionistas Grasiele Silva, Paula Amorim e Thamyres Oliveira, que destacaram a importância desse momento para a garantia da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), assegurando uma alimentação escolar de qualidade e segurança.

Fotos:Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas