Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de transporte escolar e garantir o acesso e a qualidade do serviço para os estudantes da rede pública, o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou, nesta quinta-feira, 27, o Encontro de Formação do Transporte Escolar de Sergipe. O evento, que contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), ocorreu no prédio da Didática VII da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Campus São Cristóvão, e promoveu atividades de formação para dirigentes municipais de educação, gestores do transporte escolar e conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A formação marcou a inauguração das atividades do Cecate nos polos das regiões intermediárias de Aracaju, que atende 46 municípios, e de Itabaiana, que abrange 29 municípios. O encontro proporcionou um espaço de capacitação para aprimorar a gestão e a operação do transporte escolar, além de discutir políticas públicas voltadas à mobilidade dos estudantes da rede estadual.
O evento contou com a participação de representantes dos 75 municípios sergipanos, além de membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundeb.
De acordo com o coordenador geral do Cecate Nordeste, Poty Lucena, o transporte escolar é uma política essencial para a educação do país. “O Brasil tem o maior sistema de transporte escolar público, realizado por meio da articulação entre estados, municípios e entidades que exercem o controle social. O desafio do transporte escolar é reduzir a evasão escolar. Um sistema eficiente garante que os estudantes cheguem com segurança e pontualidade às escolas, refletindo diretamente na permanência deles na sala de aula”, destacou.
Durante o evento, foram abordados diversos temas relacionados à gestão do transporte escolar, incluindo programas nacionais, como o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o programa Caminho da Escola. Segundo Poty, um dos destaques foi a plataforma Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete), que permite o cadastro de alunos, veículos, motoristas e rotas, além de oferecer georreferenciamento para melhor planejamento e execução das ações.
A diretora do Serviço de Transporte da Secretaria de Estado da Educação (Setran/Seed), Sandra Ribeiro, ressaltou que a formação tem um papel fundamental na qualificação dos gestores. “A formação tem como objetivo qualificar os gestores de transporte escolar em todo o estado. E, especificamente em Sergipe, essa capacitação também marca o lançamento dos polos do Cecate em Aracaju e Itabaiana, possibilitando qualificação, acesso à informação, transferência de recursos e, enfim, tornando nossos gestores mais preparados para o recebimento e a administração desses recursos, bem como para a gestão do transporte escolar”, afirmou.
Cecate Nordeste
O Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate) é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que visa a fortalecer as políticas nacionais de transporte escolar. O projeto abrange nove estados e 1.794 municípios. Além disso, o Cecate tem como objetivo apoiar o FNDE no aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao transporte escolar, por meio de estudos e ações voltadas à melhoria contínua da eficácia do programa.
Transporte escolar em Sergipe
O transporte escolar é um serviço essencial para cerca de 40 mil estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Atualmente, o estado conta com 672 rotas e uma frota de 569 veículos, entre ônibus e vans, incluindo 14 unidades adaptadas para alunos com necessidades especiais. A iniciativa visa atender a estudantes da rede pública que residem em locais de difícil acesso ou que não têm escolas próximas.