content-single">
Profissionais da Atenção Básica foram capacitados para atuar na prevenção de casos graves de síndromes respiratórias
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, lançou o Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais em um encontro realizado no auditório da UNINASSAU. O evento foi realizado esta semana e contou com a participação de médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, representantes da VIII Gerência Regional de Saúde e do Hospital Dom Malan.
O plano visa estabelecer estratégias de prevenção e acompanhamento de doenças respiratórias, com destaque para o rastreamento de casos nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de testagem. Além disso, a iniciativa inclui a implementação de protocolos para detecção precoce e isolamento de pacientes com sintomas respiratórios. A ampliação da rede de atendimento também é um dos pontos fundamentais do plano.
A Secretaria de Saúde tem reforçado o compromisso com a prevenção de doenças respiratórias desde janeiro. Os Agentes de Saúde têm desenvolvido um papel essencial durante as visitas domiciliares. Eles serão responsáveis por identificar casos de doenças respiratórias leves e fazer o encaminhamento dos pacientes para as Unidades Básicas de Saúde para avaliação dos enfermeiros e médicos, evitando a evolução para quadros graves. Toda a rede básica já está capacitada para melhor conduzir os casos que venham a acontecer no município.