Humanizar o ambiente hospitalar, levando a alegria do Carnaval aos pacientes que precisam de cuidados especiais. Com esse objetivo, a equipe técnica do Hospital Municipal José Mario dos Santos, o Ouro Negro, realizou na tarde desta quinta-feira, dia 27, o bloco “Carnaval Humanizado” para os pacientes da unidade.
Durante o cortejo realizado pelos corredores do Hospital, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros colaboradores transformaram o local numa verdadeira Avenida Carnavalesca, com fantasias, adereços e músicas do axé music.
Para animar os pacientes e acompanhantes, não foi preciso de banda e nem trio elétrico. As vozes, palmas e alegria deram o tom da folia. A paciente Leonice fez questão de entrar no “fuzuê”.
“A diversão traz para a gente essa energia da época de carnaval. Mesmo aqui dentro, que ficamos para baixo, por saber do problema de saúde, essa folia nos ajuda a esquecer um pouco dessas situações. Adorei”, disse.
Segundo a coordenadora de enfermagem da unidade, Izabela Brasileiro, a proposta é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor. “O carnaval é uma tradição da nossa cultura. Por isso, promovemos essa ação de trazer a folia aqui para dentro do hospital, porque muitos pacientes gostam do carnaval. A ideia é tornar o atendimento mais humanizado e reforçar que aqui o cidadão terá toda a atenção e cuidado”, explicou.