Para coroar a celebração dos 190 anos da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) lançou o trailer do documentário ‘Ser Policial Militar’. Este é o terceiro documentário produzido pela SSP, que já conta com as produções ‘Ser Policial Civil’ e ‘Ser Bombeiro Militar’. A produção audiovisual é idealizada pelo Núcleo de Audiovisual (NAV), da Diretoria de Comunicação (Dicom/SSP), e pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar (PM-5), e o primeiro trailer já pode ser conferido no Instagram e no site da SSP.
O documentário ‘Ser Policial Militar’ retrata fielmente a essência da corporação e do policial militar sergipano que, diuturnamente, dedicam parte de suas vidas à missão de preservar a ordem pública, os direitos e garantias constitucionais e proteger a integridade física e patrimonial dos cidadãos, de forma a colaborar para a promoção da paz social em Sergipe.
Para o diretor de comunicação da SSP, Lucas Rosário, documentários como o ‘Ser Policial Militar’ revelam como é precioso o trabalho da segurança pública em sua missão de cuidar do cidadão sergipano. “Os documentários que estão sendo produzidos pela Dicom mostram como as instituições de segurança pública são vitais para que as pessoas possam viver bem. Não à toa, saímos de um cenário caótico, em 2016, com taxa de quase 60 mortes para 100 mil habitantes para a taxa de 16 mortes por 100 mil habitantes, o que passa por um esforço muito grande dos servidores. Então, esse documentário, além de mostrar os serviços para vários públicos, tem o objetivo, também, de impactar positivamente os servidores, que são verdadeiros heróis no seu dia a dia”, enfatiza.
Segundo o integrante da corporação da Dicom/SSP e diretor do documentário, 3º sargento Sivirino Junior, a produção audiovisual ‘Ser Policial Militar’ sintetiza a solidez da instituição, alicerçada nos seus 190 anos de existência. “Todas as instituições têm data de criação, mas somente algumas têm vocação para durar para sempre. Assim é com a Polícia Militar de Sergipe: nasceu para não acabar porque o final dela significaria a impossibilidade de viver em sociedade. Por isso, estamos produzindo este documentário, para evidenciar, através do audiovisual, a essência que forma a nossa amada instituição”, evidencia.
Para o servidor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e integrante da Dicom/SSP, Ricardo Pinho, produção audiovisual alusiva aos 190 anos da Polícia Militar representa mais uma grande missão, que é a de retratar fielmente a história da corporação e o dia a dia dos abnegados policiais militares sergipanos. “Trabalhar na Diretoria de Comunicação da SSP é enriquecedor, mas atuar na Direção de Fotografia desse documentário é verdadeiramente um desafio. Basta ver a grandiosidade da Polícia Militar, 190 anos é um marco e sendo assim, apresentaremos nosso melhor”, ressalta.
De acordo com 3ª sargento Patrícia Rodrigues, que também faz parte da Dicom/SSP e atua como assistente de direção do documentário, a obra audiovisual idealizada em parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar também representa o orgulho de pertencer à instituição voltada à preservação da ordem pública e dos direitos do cidadão sergipano. “Ser Policial Militar é uma realização, e este documentário vem como uma coroação daquilo que sentimos ao honrar nossa farda e a história da briosa Polícia Militar de Sergipe”, expressa.
Segundo o soldado Wansley Santana, que atua na Polícia Militar de Sergipe e é responsável pelas animações visuais - motion graphics - da produção, o documentário representa, também, a visualização de um sonho sendo concretizado. “Sonhei em ser policial militar e fiz desse sonho a minha missão. Hoje, além de estar na linha de frente, tenho o privilégio de eternizar essa história em imagens. Não é apenas um documentário, é um legado vivo de dedicação, de coragem e de compromisso. Fazer parte disso não é apenas cumprir o dever, é gravar na história aquilo que vivemos e que nunca será esquecido”, salienta.
A equipe de produção do documentário ‘Ser Policial Militar’ também é composta pelo tenente-coronel Alysson Cruz, na produção executiva; e pela sargento Lidiane Lima, pelo sargento Moisés Estácio e pela jornalista Lícia Moura, na produção.
Documentários ‘Ser’
Para reforçar a identidade e a imagem institucional da corporação diante dos servidores e da sociedade, a Dicom/SSP vem produzindo, desde 2022, uma série de documentários alusivos aos aniversários das forças de segurança pública de Sergipe. O documentário ‘Ser Policial Militar’ é a terceira produção audiovisual idealizada pela Dicom/SSP, que será lançado ainda em 2025. Já foram produzidas e lançadas as produções ‘Ser Policial Civil’ e ‘Ser Bombeiro Militar’. Para 2026, estão previstas produções para a Polícia Científica e para a estrutura administrativa da SSP.