O mês de março está chegando e com ele, as ações de conscientização contra o câncer de colo uterino são redobradas - é o Março Lilás. A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humanos) é uma das medidas de prevenção à doença e que está disponível de forma gratuita na rede Básica de Saúde - UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família) - fazendo parte do calendário de rotina da criança e do adolescente.
Devem receber o imunizante [dose única], meninas e meninos de 9 a 19 anos, uma vez que também protege contra o câncer de pênis, além de outras lesões genitais. Para ter acesso à imunização basta apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação. A meta neste ano é vacinar 95% deste grupo no município.
“Embora março seja o mês para chamar a atenção contra o HPV, é importante destacar que a vacina está disponível durante todo o ano nas unidades da rede municipal de Saúde", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal.
Ela chama a atenção a baixa adesão à vacinação em 2024, quando apenas 11,3% público alvo de 9 a 19 anos recebeu a vacina. "Número considerado muito baixo", adverte a coordenadora.
TRANSMISSÃO
O HPV é uma doença sexualmente transmissível que pode se transformar numa doença mais agressiva.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
OUTROS GRUPOS PRIORITÁRIOS
A vacinação contra o HPV também está disponível para indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids - PVHA, pacientes oncológicos e transplantados): com esquema de três doses independentemente da idade, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses.
Ainda, pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vímas de violência sexual: com esquema de 2 doses para os de 9 a 14 anos (0-6 meses) e 3 doses para os de 15 a 45 anos, aplicadas aos 0 – 2 – 6 meses.