SEGURANÇA Sergipe
Internos do Presídio de Areia Branca concluem curso profissionalizante de Manutenção em Equipamentos de Informática
Dezenove internos participaram da capacitação ofertada em parceria com o Senai
12/03/2025 15h01
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Na última terça-feira, 11, ocorreu o encerramento do curso de Manutenção em Equipamentos de Informática, no Presídio Semiaberto de Areia Branca (Presab). A capacitação, que teve início em janeiro deste ano, foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e formou 19 internos, contabilizando 180 horas de carga horária.

O curso foi operacionalizado e promovido graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap).

A coordenadora pedagógica do Senai, Elaine Cibele, relatou que ficou muito feliz com o andamento da turma, uma vez que durante o período do curso os internos se empenharam e se dedicaram em todas as aulas. “Os alunos foram empenhados e dedicados, o que prova o quanto ações como essas podem surtir um bom efeito na vida dos internos”, afirmou.

O curso contou com aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas foram abordados conceitos como montagem e desmontagem de equipamentos, identificação de falhas, instalação de sistemas operacionais e configuração de redes. Já as aulas práticas, realizadas nas oficina-escola da unidade prisional, permitiram que os alunos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos, trabalhando diretamente com equipamentos reais.

A coordenadora do Núcleo de Reinserção Social da Sejuc (Nures), Edjane Marinho, ressaltou a importância da participação de cursos na futura reinserção social desses internos. "A relação de internos que concluíram o curso será encaminhada para o banco de talentos do Escritório Social, para fortalecer o currículo dessas pessoas para futuros encaminhamentos ao mercado de trabalho após a conclusão de suas penas", comentou.

O diretor do Presídio Semiaberto De Areia Branca (Presab), Augusto de Jesus, ressaltou a importância da qualificação profissional na ressocialização dos internos. "Gostaria de expressar minha gratidão à secretária de Justiça, Viviane Pessoa, pelo compromisso com a ressocialização e pelo apoio na implementação de atividades educativas que garantem o direito à assistência educacional, conforme previsto na legislação penal”, ressaltou.

O diretor da unidade prisional celebrou a parceria com o Senai, que ofertará o curso de Eletricista Instalador Predial Básico a partir do dia 18 de março, atendendo mais 15 internos da unidade.