O governador Fábio Mitidieri recebeu, nesta quinta-feira, 20, no Palácio dos Despachos, a direção do IronMan Brasil para mais uma reunião sobre a edição de 2025 da competição que acontecerá em 30 de novembro, em Aracaju. O encontro reforça o compromisso do governo estadual em consolidar o estado como sede de grandes eventos esportivos e garantir que o IronMan 70.3 continue sendo um sucesso.
Desde a primeira edição realizada em Aracaju, em 2024, o evento tem se destacado não apenas pelo alto nível esportivo, mas também pelo impacto econômico e turístico na capital sergipana. A competição trouxe atletas de 14 países e 25 estados brasileiros, além de milhares de espectadores, movimentando setores como hotelaria, gastronomia e comércio.
O governador reafirmou o apoio à organização do evento e destacou que a expectativa para 2025 é ainda maior. Em dezembro de 2024, Mitidieri já havia anunciado oficialmente a permanência da prova em Aracaju, após uma primeira edição considerada histórica. Durante o encontro desta quinta-feira, o gestor reforçou o compromisso do governo estadual com o esporte e lembrou a trajetória de incentivo ao alto rendimento em Sergipe.
“Esse ano será a segunda edição do IronMan em Sergipe. Ano passado foi um sucesso, 14 países, 1.100 atletas, e este ano a tendência é superar esses números. O evento projetou a cidade internacionalmente e a população vibrou com essa grande festa do esporte. Aracaju tem muito a ver com essa energia esportiva, e o IronMan tem tudo isso”, afirma Fábio.
O governador também destacou a importância dos programas de incentivo ao esporte em Sergipe e lembrou a trajetória do atleta Rômulo Menezes, que garantiu vaga para o Mundial na Espanha. “Fiquei muito feliz porque o Rômulo foi atleta do Bolsa Atleta de Aracaju, quando eu era secretário municipal de Esportes. O programa foi criado por nós, aqui na capital, e que Mariana, nossa atual secretária de Estado do Esporte e Lazer, ajudou a estruturar. Hoje, colhemos os frutos desse projeto, como a Duda, nossa campeã olímpica do vôlei de praia. O IronMan vem para reforçar a importância do esporte e consolidar Sergipe como sede de grandes eventos internacionais”, ressalta.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, reforçou o impacto positivo do evento para o esporte sergipano “No ano passado, tivemos um sergipano no pódio. O Rômulo Menezes ficou na terceira colocação e conseguiu a vaga para o Mundial na Espanha. Já garantimos, também, a passagem dele e, agora, estamos na expectativa para 2025, quando novos talentos podem surgir e levar ainda mais longe o nome do nosso estado”, complementa.
Esporte e desenvolvimento econômico
A vinda do IronMan para Sergipe faz parte da estratégia do governo de atrair grandes eventos esportivos como forma de impulsionar o turismo e a economia local. Em 2024, a prova contou com 1.200 atletas e atraiu cerca de 5 mil pessoas para Aracaju, especialmente na Orla da Atalaia, onde ocorreu a chegada dos competidores.
O CEO do IronMan Brasil, Carlos Galvão, destacou o sucesso da prova em Aracaju e o crescimento esperado para a segunda edição. “O evento acontece em 30 de novembro e, no máximo, em três semanas, devemos esgotar as inscrições, com pelo menos 100 atletas a mais e dois ou três países a mais representados. É um sucesso absoluto, aqui em Sergipe, e estamos muito contentes e esperançosos para essa segunda edição”, frisa.
A competição, na modalidade 70.3, inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Para sua realização, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). A expectativa para 2025 é que o IronMan 70.3 atraia ainda mais atletas e visitantes, consolidando Sergipe como um destino privilegiado para o triatlo no Brasil.