Para otimizar o atendimento ao cidadão e modernizar os equipamentos destinados à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e de outros documentos relativos à identificação em Sergipe, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) já recebeu investimentos orçados em R$ 3 milhões, fruto de recursos viabilizados junto ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Além desse recurso, novos investimentos aplicados pelo FNSP devem atingir o somatório de R$ 8 milhões no IIWSG.
Segundo o diretor do Instituto, Jenilson Gomes, os recursos viabilizados pela SSP junto ao FNSP têm sido essenciais para a modernização da instituição. “São recursos vitais, em especial, no que tange à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional”, evidenciou.
Dentre os investimentos com recursos do FNSP, Jenilson Gomes destacou a modernização do parque gráfico do Instituto de Identificação e também de outros setores internos que atuam na análise e confecção dos documentos emitidos. Os recursos também contribuíram para a ampliação do atendimento ao cidadão. “Não só na sede, na região central de Aracaju, como também em todos os nossos postos descentralizados pelo estado”, enfatizou Jenilson Gomes.
Coleta digital de biometria
Em paralelo à ampliação do atendimento, os recursos destinados ao IIWSG também têm viabilizado a eliminação do uso de tinta para coleta das digitais, conforme salientou Jenilson Gomes. “O pontapé para iniciarmos a coleta digital da biometria foi graças a esses investimentos”.
Polícia Científica
A Polícia Científica (PCi) é a instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP) responsável pela emissão da CIN e também por análises, exames e laudos periciais que esclarecem a dinâmica, a materialidade e a autoria de mortes violentas ou de crimes patrimoniais. Além do IIWSG, a PCi também é composta por mais três institutos: Médico Legal (IML), de Criminalística (IC) e de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF).