Pela terceira vez, Sergipe sediou o Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia. Trata-se da 31ª edição do evento, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, e que teve a presença de mais de mil especialistas de quase todo o Brasil. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento médico promoveu a movimentação do setor turístico em Sergipe, trazendo benefícios econômicos, à medida que impulsionou segmentos como hotelaria, gastronomia e transporte.
“A Secretaria de Estado do Turismo apoiou, mais uma vez, o Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia. E apoiar esse evento de grande porte foi fundamental, porque permitiu que pudéssemos atrair mais e mais turistas para Sergipe. Vale dizer que muitos profissionais também trouxeram familiares. Então, estima-se que cerca de três mil pessoas estiveram em nosso estado durante os três dias do congresso. Desse modo, contribuímos para o fortalecimento do turismo de eventos, que vem se consolidando ano a ano em Sergipe”, avalia o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
O gestor da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO), Enoch Loes, reforça que o evento não apenas reuniu médicos de 16 estados, mas também movimentou o turismo em Sergipe. “Além de muitos participantes trazerem as famílias, os expositores enviaram equipes. Com cerca de 40 expositores, Aracaju teve grande número de pessoas a mais circulando na cidade, impactando diretamente hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Além disso, estudos apontam que, em Sergipe, o congresso gerou cerca de R$ 4,5 milhões em recursos movimentados”, destaca.
Sobre o evento
O 31º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia foi promovido pela Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO) e pela Sociedade Sergipana de Oftalmologia (SSO). O encontro é um dos principais palcos para debates na área da oftalmologia e visa aprimorar o atendimento aos pacientes, além de também promover avanços na prática médica, integrando novas tecnologias, tratamentos modernos e estratégias para lidar com os desafios emergentes na saúde ocular.
Assim, os participantes puderam assistir a palestras e debates sobre temas fundamentais para a oftalmologia, como ceratocone, glaucoma, estrabismo e catarata. Além disso, tópicos como retina, refração, lentes de contato, oftalmopediatria e neuroftalmologia também estiveram em destaque, garantindo um panorama completo das últimas descobertas e técnicas da área.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), foi realizada uma ação especial nos dias 20 e 21, quando cerca de 300 crianças tiveram atendimentos oftalmológicos gratuitos. Por meio do projeto Visão Solidária, foram oferecidos consultas e exames completos, além da doação de óculos para aqueles que necessitaram de correção visual.