Oferecer aos moradores da orla a oportunidade de acesso à educação, esporte, cultura e lazer. Esse é o objetivo da Indicação Nº256/2025, de autoria do vereador Niltinho Maturino (PRD), que pede a construção de uma Cidade do Saber na orla de Camaçari. A matéria foi aprovada por unanimidade na 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta quinta-feira (27/03).
Segundo o proponente, a construção da unidade na orla é de grande importância para o sistema educacional e cultural do município, levando em consideração a proposta da unidade existente na sede. A comunidade da orla terá acesso a cursos diversos nas mais variadas áreas, que englobam esportes, cultura e lazer.
“A Cidade do Saber da orla atenderá toda a região. Sugiro que seja instalada em uma localidade, que também contemple a zona rural. Duas localidades estratégicas seriam Arembepe e/ou Barra do Jacuípe, facilitando o acesso de todos os munícipes que vivem na região em questão”, defendeu.
Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços públicos, o vereador Kaique Ara (PT) solicitou à gestão municipal a criação da plataforma digital Camaçari Conecta. A Indicação Nº251/2025 destaca que a falta de um sistema adequado complica a gestão das solicitações na entidade pública, resultando em uma demanda elevada e no crescimento do número de pessoas na fila de espera dos principais serviços prestados pela administração municipal.
Para o parlamentar, o aplicativo Camaçari Conecta oferecerá respostas robustas em serviços digitais, comunicação e segurança, reunindo em um único lugar centenas de alternativas que podem ser acessadas de forma simples, ágil e sem custos. “O cidadão poderá utilizar o Camaçari Conecta para serviços como agendamento de consultas e marcação de exames pelo SUS, solicitação de benefícios sociais, acesso ao IPTU, além de receber avisos da Defesa Civil e monitorar o progresso de solicitações ligadas aos serviços ofertados pela prefeitura e seus órgãos”, explicou.