O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), participou do III Seminário de Segurança Hídrica do Nordeste, realizado pelo Banco Mundial de 26 a 28 de março, em Recife (PE). No evento, que visa discutir as iniciativas de segurança hídrica para o Nordeste, Sergipe esteve representado pela secretária de Estado, Deborah Dias, e pelo secretário executivo da Semac, Samir Felipe.
O objetivo do Seminário é debater sobre os avanços, desafios e possíveis soluções para o setor hídrico e de saneamento geral e, em especial, no ambiente rural, para atingir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto no Nordeste, conforme a Lei de Saneamento Básico de 2020.
Para a secretária do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, as discussões fazem parte de um esforço conjunto para garantir a segurança hídrica da região e, consequentemente, de Sergipe. “A presença de representantes dos nove estados do Nordeste reforça a relevância desse tema e Sergipe participa para contribuir com o avanço dessa agenda. Foram diversas propostas apresentadas para que o Banco Mundial possa trabalhar e aprimorar projetos solucionadores”, afirma.
O evento é uma importante oportunidade de conhecer experiências internacionais, que enriquecem o debate e apontam soluções para alguns desafios do Nordeste. As recomendações e ações propostas no seminário deverão informar e melhorar o desenho do Programa de Segurança Hídrica para o Nordeste.
Câmara Técnica
O momento também foi a oportunidade para a realização de mais uma reunião da Câmara Técnica de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, que contou com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do secretário dos Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco e coordenador da Câmara Temática, Almir Cirilo.
Na pauta, a apresentação do diagnóstico sobre avaliação de demandas por infraestrutura hídrica nos estados do Nordeste; a discussão sobre implementação da tarifa social de água e esgotos; a atualização sobre concessões dos serviços de saneamento pelos estados; e as perspectivas da temática de expansão da agricultura irrigada como pauta da próxima reunião do grupo.