O sempre bem informado Josias de Souza, jornalista da UOL Notícias, que tem parceria com a Folha de São Paulo, disse que o bolsonarismo ficou "desencapado".
Josias se refere ao tarifaço dos Estados Unidos ao Brasil ser igual da Argentina, com uma alíquota mínima de 10%. "A mesma que a Casa Branca impôs à Argentina do queridinho Javier Milei", escreve Josias.
O ex-presidente Bolsonaro saiu em defesa de Trump, esquecendo seu "patriotismo". Disse que "a única resposta razoável à tarifação recíproca dos Estados Unidos é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos".
O que chamou mais atenção foi o puxa-saquismo do ex-morador do Alvorada com Donald Trump. O engraçado é que as tarifas atuais são iguais as impostas aos Estados Unidos na gestão Bolsonaro, o que levou Josias a concluir que "o mito grudou na própria testa a pecha que mais abomina: "Socialista"".
COLUNA WENSE, SEXTA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2025.
(*) Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia, a exemplo do PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR.
(**) Coluna Marco Wense/PÁGINA DE POLÍCIA, clique na IMAGEM e acompanhe suas últimas publicações:
Segundo Josias, Donald Trump trata Lula como Milei, deixando Bolsonaro em "curto-circuito", já que "num ambiente eletrificado pela perspectiva de uma guerra comercial sem precedentes, o Brasil sofreu o menor choque".
Bolsonaro esperava uma alíquota maior para o Brasil. A piora na economia seria como uma espécie de "cabo eleitoral" no pleito presidencial de 2026. Lembrando ao caro e atento leitor que o inelegível Bolsonaro ainda tem esperança de ficar elegível.
Por falar no tarifaço de Trump, veja o que diz o economista Roberto Troster :"Na média, a medida é relativamente neutra para o Brasil, é ruim para os outros, e, no médio prazo, igualmente negativa para os EUA. Há quem até antecipe que uma recessão possa acontecer ainda neste primeiro semestre".
Concluo dizendo que ainda tem gente que acredita que os comunistas continuam comendo criancinhas, que são "canibais".
Tenha santa paciência!