A Prefeitura de Caruaru, por meio Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará, a partir desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, seguindo a estratégia nacional definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é proteger a população contra os principais vírus da gripe, reduzindo complicações, internações e óbitos decorrentes da doença.
A campanha contará com um Dia D de mobilização nacional no dia 10 de maio, incentivando a adesão da população e garantindo ampla cobertura vacinal.
Quem pode se vacinar?
A partir deste ano, a vacina contra a Influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos de rotina: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; idosos com 60 anos ou mais.
Além disso, a vacinação será disponibilizada para grupos prioritários na estratégia especial, incluindo: Puérperas; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e trabalhadores dos Correios (novidade deste ano).
A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, garantindo a proteção contra os vírus da gripe e reduzindo o impacto da doença na rede de saúde.
Sobre a vacina:
A vacina Influenza aplicada na campanha de 2025 será a trivalente, protegendo contra três tipos de cepas do vírus da gripe:
A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2); B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria). Ela é segura, eficaz e fundamental para evitar complicações graves da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Locais de vacinação:
A imunização será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 na zona urbana e das 7h30 às 15h30 na zona rural.
Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade e, no caso de trabalhadores dos grupos prioritários, um comprovante de vínculo profissional.