A população de Santa Brígida, município a mais de 430 km de Salvador, comemorou neste sábado (5) um importante avanço na área da segurança pública. Foram entregues oficialmente as novas sedes da Delegacia Territorial (DT) e do Pelotão do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), construídas lado a lado com um investimento de R$ 2,6 milhões.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, e do delegado-geral da Polícia Civil, André Viana. As novas unidades integram o Programa de Modernização das Estruturas de Segurança Pública, promovido pelo Governo do Estado.
O secretário Marcelo Werner destacou o ritmo acelerado de entregas. “Dezoito unidades entregues só em 2025 e 153 inauguradas em pouco mais de dois anos. Estamos vivenciando o maior programa de modernização das Forças Policiais e de Bombeiros da história da Bahia. Continuaremos avançando na melhoria das condições de trabalho para os nossos profissionais”, afirmou.
As novas estruturas foram planejadas para oferecer melhores condições de trabalho aos agentes e mais conforto à população. O novo pelotão da PM conta com salas de comando e subcomando, auditório, vestiários, setor de monitoramento, entre outros espaços. Já a delegacia oferece salas de atendimento, setor de inteligência, espaço para reconhecimento de suspeitos, custódia e área exclusiva para os investigadores.
Durante seu discurso, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, emocionou o público ao lembrar da importância do momento. “É uma imensa satisfação, uma honra enorme inaugurar a primeira unidade dos 417 municípios baianos sob a minha gestão. Eu não acredito no acaso. Acredito em Deus no comando. E essa missão será cumprida, senhor governador”, declarou.
Viana também reforçou o compromisso com o fortalecimento institucional:
“Vamos fazer a Polícia Civil mais forte, com a gestão de todos os nossos servidores, em parceria com a Polícia Militar e sob a liderança do nosso secretário. Este grupo batalhador não vai medir esforços para oferecer uma segurança pública mais firme, de qualidade e à altura dos anseios da sociedade”, afirmou.
Além de Santa Brígida, o Governo da Bahia já entregou em 2025 novas unidades de segurança nos municípios de Salvador, Caturama, Valença, Itambé, Camaçari, Baixa Grande e Jussari.
Com a entrega das novas instalações, Santa Brígida se soma a outras cidades que estão sendo beneficiadas pelo maior programa de modernização da segurança pública já realizado na Bahia. A presença das principais lideranças da Segurança no evento simboliza não apenas a inauguração de prédios, mas o compromisso concreto com uma atuação policial mais integrada, eficiente e próxima da população.
Discurso do Delegado Geral da Polícia Civil André Viana:
“Bom dia, povo de Santa Brígida.
Saudando o nosso excelente Governador Jerônimo Rodrigues, Prefeito Elton, nosso Secretário de Segurança, doutor Werner, bem como nosso irmão, meu irmão, Comandante-Geral Magalhães.
Comandante-geral Magalhães, eu quero iniciar essa fala, primeiramente, agradecendo a Deus por estar aqui.
É uma imensa satisfação, uma honra enorme inaugurar a primeira unidade dos 417 cidades baianas que o governador escolheu, sem ele saber, Santa Brígida como a primeira unidade a ser inaugurada pela minha gestão.
Eu posso dizer que eu não acredito em nada no acaso, e sim em Deus no comando, e receber esse convite nessa altura da carreira, ou seja, após 29 anos de polícia, é uma coisa de muita satisfação e muita responsabilidade.
E Deus, desde o início, tem mostrado essa responsabilidade que está sendo passada e quanto ele vai exigir para que seja cumprida a missão.
E essa missão será cumprida, senhor governador.
Eu posso garantir ao senhor que a fala do senhor passou, e não irá pedir nada de errado, a não ser cumprir a missão, sob a orientação do nosso secretário de segurança, e nós iremos dar a vida, se possível.
Mas nós vamos fazer a polícia civil mais forte, com a gestão...
Com a gestão de sócios, de todos os servidores da nossa amada instituição, com o Belém alavancado, com a polícia militar, sob a batuta do nosso secretário, e vamos procurar, sim, trazer uma segurança pública mais forte, firme, atender os receios de toda a sociedade.
Podem ter certeza que esse grupo batalhador não vai medir esforços no sentido de oferecer uma polícia civil mais forte, com mais qualidade, e com serviço que venha atender a toda a população.
Obrigado.”