O Governo do Estado da Bahia anunciou, na noite da última terça-feira (8), a nomeação de 328 novos profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A cerimônia de nomeação contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e do diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, além de outras autoridades civis e militares.
A nova equipe é composta por peritos criminais, médicos-legistas, peritos odonto-legais e técnicos, que atuarão em unidades da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, dia 9 de abril. (vide no final do texto)
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o reforço representa um marco para a segurança pública baiana:
“Com essa nomeação, nós vamos dobrar o efetivo da Instituição”, afirmou.
Esta é a segunda turma de servidores formados pelo DPT, somando-se aos 483 profissionais nomeados em 2024. Eles serão distribuídos entre os Institutos de Identificação Pedro Mello, o Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP), o Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT) e as diretorias do interior.
Para o secretário Marcelo Werner, o fortalecimento da Polícia Científica é parte de uma estratégia de investimento em inteligência policial:
“Em pouco mais de dois anos, cerca de 900 novos peritos foram contratados. Isso ampliará nossos índices de elucidação de crimes e contribuirá diretamente para a manutenção da paz e da ordem social”, declarou.
O novo diretor-geral do DPT, perito criminal Osvaldo Silva, destacou que a chegada dos profissionais garantirá mais agilidade na emissão de laudos e na realização de exames periciais.
“Representa um importante reforço para a instituição e significa mais celeridade nos exames e na liberação dos laudos”, pontuou.
A cerimônia também teve um momento simbólico de acolhimento, marcado pelo discurso da perita odonto-legal Carolina Palmito Pereira, oradora da turma 2 do concurso. Em nome da Asbac, associação representativa dos peritos criminais, ela homenageou os desafios enfrentados pelos novos peritos ao longo do processo de seleção e formação, destacando a dedicação e coragem necessárias para atuar na produção de provas técnicas em meio à dor dos crimes.
A associação ainda prestou reconhecimento a servidores policiais que, com empenho e esforço, foram essenciais para a realização dos cursos de formação, reforçando o espírito de colaboração que sustenta o serviço público.
A nomeação dos 328 novos peritos representa mais do que a ampliação do quadro técnico da Polícia Científica da Bahia — simboliza o compromisso do estado com a melhoria da segurança pública por meio da valorização da perícia criminal. Com profissionais qualificados distribuídos em todo o território baiano, a expectativa é de um salto na agilidade das investigações e na assertividade dos laudos periciais, pilares essenciais para a justiça e para a paz social.
Solenidade de formatura dos novos Peritos do DPT:
Download Relação nomeados pelo governador. Clique AQUI:
Sd Pereira e Sd Diara, agora Peritos