Através de uma megaoperação — batizada de "Contenção" — a ofensiva é permanente para impedir o avanço territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio.
As forças policiais do Rio de Janeiro e de São Paulo conseguiram desbaratar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou uma soma em torno de R$ 6 bilhões das duas principais facções criminosas que predominam no país: o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
No bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, a proliferação de farmácias, bares de luxo e restaurantes recentemente inaugurados atinge níveis alarmantes. São verdadeiras empresas de fachada utilizadas por elas.
Não podemos olvidar que há atualmente 82 facções criminosas em todas as regiões do Brasil, sendo a maioria associadas ao PCC e ao CV. Urge que a Receita Federal do Brasil, através do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o Ministério Público e as polícias de todo o país se unam para sufocar "essa mazela social do século XXI", que ceifa precocemente centenas de milhares de vidas humanas.
Ou nos desenvolveremos solidariamente, ou nos destruiremos solitariamente.
Luiz Felipe Schittini
fschittini@gmail.com
(*) Publicado no Jornal A Tarde, (Espaço do Leitor), edição de 14.04.2025.