As fotos dos deputados que continuarem com suas 264 assinaturas no pedido de urgência para a votação do Projeto da Anistia para os participantes da frustrada tentativa de golpe contra a democracia, quando da vitória e da posse do presidente Lula em 2022/2023 — em afrontoso desalinho com as leis do nosso país — correm sério risco de serem marcadas com a letra G de golpe nas redes sociais, algo parecido com a flor-de-lis marcada com ferro em brasa no ombro dos criminosos na França, no reinado de Luís XIII.
Nesse afã, eles querem obrigar o presidente da Casa a deixar na gaveta dezenas de projetos dos mais relevantes interesses do povo brasileiro e até chegam ao desplante de declarar que a maioria dessas assinaturas foi coletada graças ao "desastre do governo Lula". Que desastre?
As Polícias Federal e Rodoviária, em parceria com a maioria esmagadora das polícias estaduais (apesar da falta de ajuda dos governadores de SP, MG, PR, SC e GO) e municipais, e a Receita Federal, não têm parado de apresentar resultados exuberantes na apreensão de drogas, armas, dinheiro vivo, mercadorias contrabandeadas, roubos de cargas e na guerra para devolver aos cidadãos o direito de ir e vir nas comunidades dominadas por traficantes e milicianos.
A arrecadação de impostos não para de crescer; o déficit fiscal tem sido reduzido substancialmente, apesar das roubalheiras perpetradas através do orçamento secreto; a inflação parou de subir; a taxa de desemprego é baixa; a economia está crescendo; e o presidente Lula está agindo com extrema habilidade para defender o Brasil e toda a classe produtora (patrões e empregados) nessa guerra maluca decretada pelo presidente dos Estados Unidos.
Salta aos olhos que esses deputados estão jogando contra o Brasil e ainda querem tirar onda de patriotas usando o ex-presidente Jair Bolsonaro, ora em deplorável estado de saúde, ou esperando que ele morra para que seu cadáver passe por todo o Brasil antes de ser enterrado.
Enfim, politicamente falando, "o mito" não tem sido mais capaz de reunir multidões em suas aparições públicas; porém, para esses deputados e esses governadores, vale ouro na UTI ou morto.
BOANERGES DE CASTRO
Contato: boanergesaguiarcastro@gmail.com
(*) Publicado no Jornal A Tarde, (Espaço do Leitor), edição de 16.04.2025.