A Prefeitura de Alagoinhas anunciou, na manhã desta terça-feira, 22, a implantação de um novo serviço de atendimento de urgência e emergência voltado a animais vítimas de maus-tratos, atropelamentos e outras situações críticas, acolhidos por ONGs de proteção animal conveniadas com o município. O serviço, que será prestado por médicos veterinários credenciados, está em fase de cotação e tem previsão para entrar em funcionamento dentro de dois meses.
O serviço funcionará 24 horas por dia e será autorizado mediante avaliação de um técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), que estará de plantão para atender às demandas encaminhadas pelas ONGs. O objetivo é oferecer um suporte mais ágil e eficiente nos casos em que a vida do animal estiver em risco.
A medida foi apresentada durante reunião promovida pela SDRA que contou com a presença de representantes das organizações protetoras de animais, protetores independentes, além de integrantes das secretarias de Governo, de Mobilidade e Ordem Pública, do Gabinete do Prefeito, da Controladoria Geral do Município e da Guarda Civil Municipal. A vereadora Luma Menezes, apoiadora da causa animal, também esteve presente. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria e abordou temas importantes ligados ao bem-estar animal na cidade.
Na reunião, também foram discutidos os critérios e os procedimentos necessários para que as ONGs possam se tornar oficialmente conveniadas ao município e, assim, aptas a receber aporte financeiro do Poder Executivo Municipal para fortalecer suas atividades.
A representante comercial Lorena Araújo, que há três anos atua formalmente na proteção animal na ONG Castra10, celebrou a iniciativa e destacou a importância de poder contar com o poder público para prosseguir com a atividade.
“O atendimento de urgência e emergência é uma prioridade. Atualmente, nós, protetores, não temos a quem recorrer, pois não há nenhum tipo de convênio com clínicas particulares. E saber que essa demanda será atendida é muito gratificante. Eu fico extremamente feliz com essa evolução da cidade de Alagoinhas, percebendo que a causa do meio ambiente e a causa animal não estão desamparadas”, afirma Lorena.
“A atuação das ONGs e dos protetores independentes é fundamental para garantir o bem-estar animal e tambémpara promover uma convivência mais harmoniosa na nossa cidade”, salienta o secretário Djalma Santos, da SDRA. “Esse serviço é um avanço importante e demonstra o compromisso da gestão municipal com a causa animal.”