A solenidade de abertura dos 41ª edição dos Jogos da Primavera deu início na quinta-feira, 24, e o clima entre os atletas é de empolgação. Com cerca de 11 mil atletas inscritos, a edição deste ano chega com a novidade da inclusão do skate, que já atraiu 34 participantes. Além disso, o surfe vai para a segunda participação na competição. Mas a expectativa entre os atletas vai além das modalidades. Estudantes e treinadores de diferentes regiões de Sergipe estão animados para começar a competir.
A estudante Stefany Almeida, veterana na competição e que vai competir na modalidade tiro com arco, do Colégio Estadual Armindo Guaraná, situado em São Cristóvão, comenta como está a empolgação. “Eu pretendo ficar em 1° lugar na edição deste ano e ir para os Jogos da Juventude e trazer a medalha de ouro para o meu colégio”, afirma.
O treinador da estudante, Anderson Melo, da mesma instituição, ressaltou que a expectativa é a melhor possível. “Como idealizador do tiro com arco, trouxe para a escola o primeiro projeto 2023, sendo campeão na edição de 2023 e 2024, e agora a expectativa é de que a gente consiga o tricampeonato, garantindo a vaga para os Jogos da Juventude e como sempre apresentando os nossos alunos que têm alguns títulos como o Brasileiro Sub-17 da Bahia e 2024. Então a proposta é que a gente possa trazer o máximo de medalhas para o tiro com arco”, destaca.
Já os alunos Adrian Mateus, Caio Almeida, Caio Henrique e Ruan Andrade, do Colégio Estadual Guilherme Campos, situado em Campo do Brito (DRE 3), que vão competir na modalidade futsal, estão treinando bastante porque querem ser campeões. “Nós estamos treinando muito, com fé em Deus queremos ganhar esse campeonato”, expressaram.
Caio Almeida vai participar pela primeira vez e demonstrou empolgação. “A minha oportunidade é que a minha escola ganhe todas as categorias. Sinto-me motivado, e minha motivação é ganhar”, diz.
Em Pacatuba, o atletismo é uma aposta do Colégio Estadual Nossa Senhora de Santana. Segundo os alunos, os treinos seguem firme para manter o nome da escola entre os destaques da competição.
E entre os estreantes do Colégio Estadual Nossa Senhora de Santana, a aluna Natalya Nascimento Cardoso da Silva vai competir pela primeira vez nos Jogos na modalidade lançamento de disco e compartilhou a ansiedade. “Eu estou muito ansiosa e com a expectativa de ganhar uma medalha e creio que vai ser uma experiência maravilhosa”, comenta.
A estudantes Esmeralda dos Santos Vital expressa sua expectativa em participar de mais uma edição. “Este ano irei correr de novo para garantir mais uma medalha e experiência na minha vida”, ressalta. Sua colega Verônica Ribeiro dos Santos complementa a fala da amiga. “Já participei da edição anterior e fiquei em segundo lugar, levei felicidade para a minha escola, levei medalha e hoje estou aqui para poder participar e ganhar de novo e levar mais felicidade do que na primeira vez”, completa.
O treinador das estudantes, professor Lenilson Farias, relata a expectativa do colégio. “É a terceira vez que trazemos as meninas para participar dos Jogos. A primeira vez trouxemos três atletas, na segunda, cinco e agora estamos com 27 inscritos. A expectativa é de que a gente continue ganhando mais medalhas, ganhamos cinco anteriormente. Além de trazer aos alunos uma nova experiência, trazer um novo contato com o esporte e quem sabe voltar para a nossa cidade campeão”, finaliza.
O que não falta é energia e expectativa entre os estudantes e treinadores. Os Jogos da Primavera seguem mostrando que o esporte transforma, une e revela talentos, agora, com ainda mais diversidade ao incluir o skate na competição.