Em Itabuna, o União Brasil tem na presidência o ex-vereador Enderson Guinho. O Partido Progressista é comandado pelo empresário Neto Badaró.
Quem deve ficar no comando da federação é Enderson Guinho, que conta com o aval de ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil.
Lembrando ao caro e atento leitor que o ex-edil, que já foi vice-prefeito de Itabuna no primeiro mandato de Augusto Castro (PSD), faz oposição ao governo municipal.
Não tenho informação sobre o relacionamento político entre Enderson Guinho e Neto Badaró. O PP apoiou o segundo mandato do prefeito Augusto Castro (PSD), integrante do arcabouço que dar sustentação política ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Se não houver um entendimento entre o União Brasil e o PP, entre seus principais representantes, passa a ser só uma questão de tempo para que surjam fissuras na federação.
Presenciamos no processo sucessório de 2024 uma cisão na federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PCdoB e PV. O PT partiu no meio. O PT 1 querendo candidatura própria e o PT 2 defendendo o apoio a Augusto Castro (reeleição). Ainda bem que suas principais lideranças não chegaram a se agredir fisicamente.
O mesmo pode acontecer na federação União Progressista, com o União Brasil 1 fazendo oposição ao governo de Augusto Castro e o 2 apoiando.
Na nossa irmã e vizinha Ilhéus, a federação não deve encontrar problemas, já que há um consenso que o prefeito Valderico Júnior, do União Brasil, é quem deve indicar o presidente do bloco partidário.
Outro ponto que vai facilitar a composição da federação em Ilhéus é o bom relacionamento entre o chefe do Executivo, ACM Neto e o ex-prefeito Jabes Ribeiro, liderança-mor do PP da princesinha do sul da Bahia.
No mais, esperar o desenrolar dos acontecimentos. Como se trata de política, o adversário de hoje pode ser aliado amanhã.
(Coluna Wense, 26 de abril de 2025).
(*) Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia, a exemplo do PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR.
(**) Coluna Marco Wense/PÁGINA DE POLÍCIA, clique na IMAGEM e acompanhe suas últimas publicações: